Cuidamos

de quem ama,

em casa.

Apoiamos os seus entes queridos que já não conseguem cuidar de si nas tarefas do dia-a-dia.

Porque é importante

um cuidador profissional?

É de inquestionável e determinante importância obter um serviço profissional nos cuidados ao domicílio a doentes , convalescentes e seniores.


Esta é a única forma de garantir uma apoio personalizado nos cuidados do dia-a-dia, melhorando a qualidade de vida da pessoa que deles necessita , dando aos familiares mais tempo de qualidade com os que mais amam.


Como Cuidadores apoiamos os que necessitam de apoio para realizar as suas atividades de vida diárias .


Normalmente, as pessoas recorrem aos nossos serviços em casos de doença, idade avançada, deficiências físicas ou mentais.


Como cuidadores desenvolvemos e praticamos as acções necessarias com os quejá não tem autonomia para realizar todas ou algumas das suas atividades diárias. No caso dos idosos, isto pode dever-se a um síndrome demencial, limitação funcional, entre outras patologias.

Mas ser cuidador é muito mais que cuidar. Os nossos cuidadores obedecem a um conjunto de funções e tem um perfil comunicativo, afetivo e empático que lhes permite executar as suas função com a toda a dignidade que se exige.


Dotamos os nossos cuidadores de capacidades de comunicação que lhe permitem interagir com a pessoa que recebe os cuidados e não só, mantendo os canais de comunicação ativos entre os prestadores de saúde primários (médicos, enfermeiros, entre outros) e a própria família do utente.


Cuidamos da higiene pessoal e da manutenção e higienização do espaço onde se encontra quem apoiamos;fazemos a gestão da lavandaria, compras dos produtos de higiene adequeados.


Também acompanhamos e controlamos a medicação (toma da medicação nos horários definidos pelo médico)e a agenda, hábitos e rotinas, tendo como resultado e objectivo o total respeito pelos compromissos de quem apoiamos (uma consulta médica, por exemplo).


Sendo os nossos cuidadores as pessoas que partilham mais tempo com quem deles necessita cabe-lhe a responsábilidade de fazer uma monitorização básica do seu estado de saúde, tendo em especial atenção a:


• Alterações na respiração

• Temperatura corporal

• Medição dos sinais básicos de vida (tensão arterial) em vários momentos dia

• Medição da glicose em vários momentos do dia

• Alterações na frequência/forma de micção ou defecação

• Alterações no humor do utente

• Monitorização do peso do utente


A alimentação é um dos factores decisorio para a recuperação e a qualidade de vida de quem cuidamos .Assim sendo,para que quem cuidamos se alimente de forma adequada cabe-nos a responsábilidade pelo equilíbrio da sua dieta, baseando-nos nas recomendações do médico ou do nutricionista. Preparamos as refeições no proprio domicilio de forma a uma boa e desejavel alimentação.


Muitos utentes idosos necessitam de ajuda na deglutição (devido a complicações de um AVC, Parkinson, demência, etc), pelo que nos certificamos que a comida tem a textura e o tamanho adequados para que a deglutição ocorra sem problemas.


Estudos mostram existir uma correlação entre o estado de saúde mental e o estado de saúde físico. Nesse sentido, acompanhamos as tarefas que permitem realizar estimulação cognitiva, estimulando a vida social e mantendo o nível de atividade física adequado:a realização de passatempos, manutenção de círculos sociais (com amigos, vizinhos, familiares), realização de atividade física (com a aprovação do médico responsável), realização de saídas ao exterior (mais curtos ou mais longos, conforme possível e se possível.

Quais as tarefas

de um cuidador?

Tarefas domésticas

Um cuidador que preste apoio ao domicílio pode ajudar nas tarefas domésticas como limpezas, preparação de refeições e outras as tarefas administrativas que o idoso já não consiga desempenhar.

Higiene pessoal

A higiene pessoal é uma das tarefas que causa mais desgaste a um cuidador informal e que pode ser desempenhada com qualidade e profissionalismo por um cuidador profissional.


Atividades físicas

O cuidador profissional também apoia na estimulação e realização de atividades físicas que visam a manter ou melhorar a mobilidade do idoso.


No entanto estes cuidados não devem ser confundidos com a fisioterapia, que necessita de um profissional especializado.

Companhia

Apesar do cuidador profissional ser um profissional também é uma companhia na vida do idoso diminuindo a sensação de tristeza e isolamento social que muitas vezes acontece.

Medicação

O cuidador profissional ajuda a que sejam seguidas rigorosamente todas as indicações médicas relativamente à toma de medicamentos aumentando assim a segurança.

Estado de saúde e comunicação

Finalmente o cuidador profissional está sempre atento ao estado de saúde do idoso, as suas pioras e melhorias, aos seus desejos e preferências, e cria uma ponte de comunicação imparcial entre família e idoso.

Quero Saber Mais

Preencha o formulário e receba mais informações sobre este serviço em casa.

Campo obrigatório!
Campo obrigatório!
Campo obrigatório!
Campo obrigatório!
Campo obrigatório!

Artigos Relacionados

Encontre aqui alguns artigos que escrevemos relacionados com este tema.

Ver detalhes
- +
Esgotado