Home » AVC, Featured

Declarar guerra ao AVC!

22 March 2010 2,348 views No Comment

E se de repente lhe dessem a escolher? Uma vida longa, ou uma vida saudável? Provavelmente, responderia que queria as duas…!

Pois bem, comece então já hoje a contribuir para isso. Com a adopção de um estilo de vida saudável, estará a aumentar a sua qualidade de vida e a diminuir a probabilidade de ocorrência de várias doenças, entre elas o Acidente Vascular Cerebral (AVC).

No dia 31 de Março, decorre o Dia Nacional do Doente com AVC. Como tal, venho alertar-lhe para os números alarmantes de pessoas que, anualmente, sofrem com esta doença.

De facto, o número de casos ocorridos em Portugal é alarmante: o nosso país tem o dobro de casos de pessoas com AVC relativo à restante média europeia, o que faz do AVC a principal causa de morte em Portugal, responsável pela morte de cerca de 20 mil portugueses por ano.

Contudo, esta é uma doença que pode ser prevenível e tratável. Se conhecer os factores de risco que desencadeiam a ocorrência de um AVC, poderá mesmo evitar que tal lhe suceda. De igual forma, é essencial saber reconhecer os sinais de um AVC, para que o consiga identificar e, o mais rapidamente possível, possa recorrer a assistência técnica adequada, já que nestes casos, cada segundo conta! No dia 31 de Março, sucede o Dia Nacional de Doentes com AVC. Desta forma, aqui ficam algumas informações relativas a esta doença, para que a conheça melhor.

E o que é um AVC? Porque ocorre?

O acidente vascular cerebral dá-se devido à interrupção de uma das artérias sanguíneas que irriga o nosso cérebro, levando o oxigénio às células (devido a um coágulo, ou a qualquer outra obstrução). Consequentemente, determinadas áreas do cérebro deixam de receber o oxigénio, e ficam lesadas, ocorrendo então o AVC. Se esta diminuição/corte de oxigenação nas células perdurar durante demasiado tempo, poderá mesmo provocar morte cerebral na região afectada.

Consideram-se, assim, como principais factores de risco individuais para o desenvolvimento do AVC, os seguintes: tensão arterial elevada; colesterol elevado; hábitos tabágicos; alimentação inadequada (por ex. excesso de sal, gordura e açúcar, ou carência de vegetais); excesso de peso/obesidade; sedentarismo; diabetes mellitus; stresse excessivo. Todos estes factores podem contribuir para desencadear um AVC.

Desta forma, a melhor solução para evitar, então, esta doença, é a prevenção! Pratique exercício físico de forma regular, tenha uma alimentação equilibrada (pobre em sal, e em gorduras), mantenha um peso adequado, não fume. Estes são alguns hábitos que deve adquirir de forma a diminuir o risco de ocorrência de AVC. Controle também regularmente a sua tensão arterial, a diabetes, o colesterol e o ritmo cardíaco. Assim, com o acompanhamento de profissionais de medicina e de enfermagem, poderá evitar esta doença.

Tenha também em atenção os sinais e sintomas de um AVC, para que os possa identificar e, de imediato, chamar assistência técnica. Os sinais são os seguintes:

  • Ficar de forma súbita com a boca ao lado;
  • Apresentar subitamente diminuição da força num braço / perna;
  • Dificuldade em falar / articular as palavras;
  • Dificuldade em ver para um dos lados.

Se estes sinais estiverem presentes, não hesite! Deite a pessoa de lado, e ligue para o 112, respondendo calmamente às perguntas que lhe forem colocadas (história médica da pessoa, medicação que habitualmente a pessoa toma).

Lembre-se: não perca tempo. O factor tempo é crucial nestas situações, pois quanto mais tarde a pessoa for assistida, maiores poderão ser as sequelas e as consequências do AVC. Por isso, tenha uma atitude pró-activa, e assim que detectar os sinais, seja rápido a actuar.

No entanto, mais importante que tudo, é ter uma atitude pró-activa em relação ao seu estilo de vida. Declare guerra ao AVC. Não seja mais uma vítima.

Atentos,
Viveremos
Certamente!

Enfª Raquel Espadaneira

Leave your response!

Add your comment below, or trackback from your own site. You can also subscribe to these comments via RSS.

Be nice. Keep it clean. Stay on topic. No spam.

You can use these tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

This is a Gravatar-enabled weblog. To get your own globally-recognized-avatar, please register at Gravatar.